Winter Challenge

O que é a Winter Challenge?

A Winter Challenge é uma competição anual de robótica fundada em 2005 com o objetivo de estimular pesquisas em robótica, eletrônica, mecânica e programação, oferecendo um desafio público.
O desafio proposto pela Winter Challenge tem como objetivo principal:
“Colocar em prática os conhecimentos de robótica e engenharia obtidos em sala de aula.”
A competição possui 15 classes principais, desde robôs de 454g (Antweight) até 27,2Kg (Lightweight). Além de classes de diferentes pesos há a divisão de modalidades como a Sumô como mini-sumô e sumô LEGO, Hockey, Seguidor de Linha, Robo Trekking e Combate.A RoboIME participa somente da Hobbyweight class.

 

O que é a Hobbyweight class?

A Hobbyweight class, é uma classe de robôs até 5,44Kg.
A cada round do URC (Ultimate Robot Combat) da Winter Challenge dois robôs, cada um representando sua respectiva equipe, se enfrentam para destruir o adversário. Cada robô atende as normas específicas de segurança, limite de peso e dimensões, atendendo ao pré-requisitos da competição. Os robôs lutam entre si com as variadas armas: lança-chamas, barras girantes(Spinning Bar), discos(Spinning Disk), martelos (Hammerbot) até rampas(Wedges), de forma que cada equipe tem o desafio de projetar e construir sua máquina de guerra.

Uma batalha incrivel do SanhAÇO contra o Dog of War que depois de 3 minutos os juizes declararam o SanhAÇO vencedor

O objeto principal no campo de batalha é obter mais pontos do que o adversario, baseados em agressividade e dano.

O SanhAÇO

Com o nome baseado na gíria militar que indica a dificuldade nas atividades, SanhAÇO é o primeiro robô de batalha da iniciativa RobôIME. Ele é controlado por um piloto via radiofrequência de 2,4GHz. Na mecânica, os alunos projetaram uma estrutura reforçada em Al 7075 e arma giratória do tipo eggbeater resistentes a impactos sem deformação plástica. Enquanto na eletrônica, há um sistema de controle baseado em eletrônica de potência microcontrolada por um ATMega328 que recebe os comandos do piloto.

Uma foto do robô durante a competição

O planejamento de uma equipe competente, dado que o limite de massa é 5,44kg

Foto do robo faltando alguns dias para a competição

Desafio robótico

O Desafio de robôs, amplamente conhecido como Guerra de robôs, é um hobby/esporte no qual duas ou mais máquinas rádio-controladas (ou as vezes autônomas) usam métodos variados para destruir ou imobilizar o robô adversário.[1]
As equipes que constroem esses robôs são, em sua maioria, compostas de universitários. Tais máquinas podem ser pequenas e leves, ou grandes e sofisticadas, dependendo da categoria de combate para a qual ela foi construída.
Após vários meses de construção e testes, as equipes põe à prova suas tecnologias em competições exclusivas. Os campeonatos são compostos por inúmeros rounds entre as equipes rivais, rounds estes que duram no máximo três minutos. A disputa acaba se um dos competidores desiste ou é destruido. No Brasil, esses eventos são organizados pela RoboCore.

 

Equipe

A RoboIME é coordenada pelo Prof. Dr. Paulo Rosa, diretor do Laboratório de Robótica e Inteligência Computacional, e gerenciada pelos próprios alunos da iniciativa.

 

Professores:

 

Paulo Fernando Ferreira Rosa
rpaulo@ime.eb.br
Coordenador do Projeto
Luiz Renault Leite Rodrigues
luiz@luizrenault.com
Orientador do Projeto Mecânico e Eletrônico
Erick Menezes
menezes.ime@gmail.com
Orientador do Projeto

Alunos:


Emanuel Mendes
manelphb@gmail.com
Representante Geral e Membro da Eletrônica

Matheus Bozza
m-bozza@hotmail.com
Representante Administrativo e Gerente da Mecânica

João Baptista Silva
jbaptistapsilva@yahoo.com.br
Gerente da Eletrônica

Gustavo Gentil
gustavogentil44@gmail.com
Membro da Eletrônica

Raphael Zimmermann Torres
raphaz117@gmail.com
Membro da Eletrônica

Matheus Shiraga Rasera
matheus.s.rasera@gmail.com
Membro da Eletrônica

Ryan Rodrigues Resende
ryan.rodrigues32@gmail.com
Membro da Mecânica

Igor Sena Melo
igorsenamelo@gmail.com
Membro da Mecânica