O que é o Sumô LEGO?

Sumô LEGO é uma modalidade de combate entre dois robôs autônomos construídos exclusivamente com peças lego. O objetivo se assemelha ao do sumô entre humanos: retirar o adversário do Dohyō​, que é a arena de combate,feito de madeira, de cor preta, possui um formato circular com diâmetro de 77,0 centímetros. 

Competição interna entre dois robôs da RoboIME.

O sumô possibilita o desenvolvimento da habilidade de criar soluções rápidas para problemas, já que é preciso adaptar as estratégias usadas na inteligência para as limitações de usar peças prontas da LEGO, associado ao fato do robô ser pequeno e com um peso limite,  fazendo então muito importante a adequada utilização de espaço e de peças.

Assim, a equipe tem a oportunidade de colocar em prática conhecimentos adquiridos em sala de aula,mostrando aos alunos os desafios de colocar as teorias em prática.

O SRI-01

O SRI-01 ( Sumô RoboIME 01) é o primeiro robô lutador de sumô da RoboIME. Ele funciona de forma autônoma durante a batalha e a programação é feita em LabView. A mecânica conta com sensor de cor, sensor de ultrassom e três motores, sendo um responsável pelo acionamento de um braço, que tem por finalidade levantar o robô oponente, principal diferencial do robô.

    Modelo do robô no programa Lego Digital Designer

Desafio robótico

O desafio dessa modalidade é construir um robô, que possui dimensões e peso limitados e funcione de forma completamente autônoma. Dessa forma, sem  possuir nenhum sistema de controle externo, deve conseguir empurrar o robô adversário do Dohyõ.

A equipe, depois de um árduo período de concepção e construção do robô, participa de competições para colocar em teste as estratégias e a mecânica. Assim, disputa com diferentes times dos mais diversos locais do Brasil..

Equipe

A RoboIME é coordenada pelo Prof. Dr. Paulo Rosa, diretor do Laboratório de Robótica e Inteligência Computacional, e gerenciada pelos próprios alunos da iniciativa. Por ser uma equipe formada por alunos, em geral de graduação, a troca de integrantes é bem comum durante os anos, o que ocasiona vários problemas.

Coordenadores

 

Paulo Fernando Ferreira Rosa
rpaulo@ime.eb.br
Coordenador do Projeto
Luiz Renault Leite Rodrigues
luiz@luizrenault.com
Orientador do Projeto Mecânico
Erick Menezes
menezes.ime@gmail.com
Orientador do Projeto

 

Alunos:


Ana Luiza Buse da Silva
aninhabusesilva@gmail.com
Representante e Gerente da Inteligência

José Lauro de Oliveira Schramm
lauroschramm@hotmail.com
Gerente da Mecânica