Instituto Militar de Engenharia - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
roboimecontato@gmail.com

BATALHA

COMO FUNCIONA?

O projeto da batalha de robôs é o nosso único projeto controlado por controle remoto. As competições nacionais consistem em uma luta 1 contra 1 entre robôs da mesma faixa de peso. Os rounds duram 3 minutos e as principais formas de vencer são interromper o funcionamento dos motores do adversário (imobilização), infligir mais dano que o adversário durante os 3 minutos segundo os juízes e a desistência do oponente.

Atualmente, competimos na categoria Hobbyweight (até 5,44 Kg) e o nome do nosso robô é SanhAço.

 

ÁREAS DESENVOLVIDAS

Eletrônica

A eletrônica é dividida em desenvolvimento do firmware e desenvolvimento do hardware. No desenvolvimento do hardware, desenvolvemos PCBs (placas eletrônicas) desde a concepção até produção. Do outro lado, no desenvolvimento do firmware, programamos o microcontrolador que recebe os sinais do nosso controle e sensores, interpretá-os e emite o comando a ser realizado para o robô.

Mecânica

A mecânica é dividida em desenvolvimento da carcaça e desenvolvimento da arma. No desenvolvimento da carcaça procuramos o material mais indicado e fazemos desde a modelagem até a usinagem da mesma. Por outro lado, para o desenvolvimento da arma realizamos diversas várias simulações de impacto até encontrar o melhor formato e ajustamos até o resultado final.

DIFERENCIAIS DO NOSSO ROBÔ

O SanhAço possui um microcontrolador que nos permite não só receber dados do controle como também interpretá-los e modificá-los do melhor jeito possível. Isso, por exemplo, permite que o robô lute normalmente até de cabeça para baixo sem que o piloto precise se preocupar com a falta de mobilidade do robô nessa situação.

Além disso, ser feito inteiramente por alunos é um outro diferencial do SanhAço. Isso abrange desde a soldagem das placas eletrônicas até usinagem de cada peça. Dessa forma, não só os membros adquirem amplo conhecimento do projeto, como também se reduz os custos de desenvolvimento do robô.

CONQUISTAS

12º lugar no Winter Challenge XIII – 2017

14º lugar no Winter Challenge XIV – 2018

MEMBROS

PAULO ROSA

Orientador

ERICK

Representante de Projeto

GERENTE DA ELETRÔNICA

ZIMMERMANN

Membro

ELETRÔNICA

VINÍCIUS CAVALEIRO

Membro

MECÂNICA

EUCLEBER

Trainee

ELETRÔNICA

BRUNO SILVA

Trainee

MECÂNICA

FABRÍCIO MOTA NETO

Trainee

MECÂNICA