Instituto Militar de Engenharia - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
roboimecontato@gmail.com

HUMANOIDE

COMO FUNCIONA?

O Humanoid Robot Racing (HRR) é o mais novo projeto da RoboIME, iniciado em 2019. Constitui de um desafio no qual desenvolvemos um robô humanoide capaz de percorrer o mais rápido possível uma pista de 4m de comprimento. Nesse percurso, existem alguns obstáculos que devem ser superados usando Inteligência Artificial e Visão Computacional.

O principal propósito da competição HRR é motivar pesquisas para desenvolver e melhorar os movimentos de caminhada e corrida, buscando aprimorar o robô para futuras interações humanas.

O grande desafio na construção de um robô bípede em relação a um robô de roda está no controle de estabilidade e de movimento, pois robôs com pernas possuem um grande número de articulações e devem ser capazes de manter o equilíbrio.

 

ÁREAS DESENVOLVIDAS

Inteligência Artificial

Nosso robô é totalmente autônomo, ou seja, deve ser capaz de tomar decisões sozinho. Além disso, a caminhada do robô é definida através de um algoritmo de aprendizado por reforço.

Eletrônica

O nosso projeto eletrônico é único e inovador. O microprocessador, núcleo de comando do robô, recebe dados dos sensores, interpreta-os e controla os motores, usando para isso uma biblioteca feita pelos alunos.

Mecânica

O robô obedece ao máximo as proporções humanas, sendo projetado em Solid Works e impresso em impressora 3D. Todo o processo é feito pelos alunos.

Visão Computacional

O robô utiliza visão computacional para identificar obstáculos e as bordas do campo a fim de completar a trajetória.

Mecatrônica

A forma de caminhar do robô é determinada por simulações matemáticas, que utilizam a modelagem mecânica do robô em um algoritmo de aprendizado por reforço, baseado no método do pêndulo invertido com ZMP.

DIFERENCIAIS DO NOSSO ROBÔ

O grande diferencial do nosso robô é o fato dele ser todo construído pela equipe, sem o uso de plataformas ou ferramentas prontas. Todas as peças mecânicas, placas eletrônicas e programação são feitas totalmente feitas por alunos de graduação, para os quais este projeto agrega tanto no sentido acadêmico quanto laboratorial.

Outro diferencial é que o nosso robô começou a caminhar com menos de 1 ano de desenvolvimento, o que é um feito muito difícil de se conseguir dado a complexidade do projeto.

Esses fatos nos destacaram entre as demais equipes na LARC, onde competimos com times que usavam plataformas prontas, e mesmo assim obtivemos um resultado notório.

CONQUISTAS

4º lugar na LARC (Latin-American Robotics Competition) – 2019

MEMBROS

FÁBIO CHAGAS

Orientador

LUIS FARIAS

Orientador

ANA BUSE

VICE PRESIDENTE
Representante de Projeto

ELETRÔNICA

GABRIEL LIMA

Membro

ELETRÔNICA

MATEUS

Membro

INTELIGÊNCIA

LAURO SCHRAMM

Membro

MECÂNICA

ANDRÉ VIDAL

Trainee

ELETRÔNICA

SEPPE

Trainee

INTELIGÊNCIA

JOÃO MIGUEL

Trainee

INTELIGÊNCIA

CARLOS MAGALHÃES

Trainee

INTELIGÊNCIA

VINÍCIUS BESERRA

Trainee

MECÂNICA

FRANCIELE SEMBAY

Trainee

MECÂNICA