Instituto Militar de Engenharia - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
roboimecontato@gmail.com

LEGO

COMO FUNCIONA?

O nosso projeto de LEGO, atualmente, compete em duas categorias ao longo do ano:

  • Sumô (1º  semestre)
  • IEEE Standard Educational Kits – SEK (2º semestre).

Sumô é uma modalidade de combate entre dois robôs completamente autônomos cujo objetivo se assemelha ao do sumô entre humanos: retirar o adversário do Dohyō (a arena circular).

Por outro lado, a SEK consiste em um desafio que muda a cada dois anos. Em 2019, foi proposto que cada equipe construísse, a partir de peças LEGO, um robô autônomo capaz de consertar um gasoduto feito com tubos PVC. Para isso, o robô deveria ser capaz de econhecer os espaços faltantes na tubulação, buscar os tubos disponíveis no campo e preencher as áreas vazias. Foram dispostos no campo três tamanhos diferentes de tubos, 10cm, 15cm e 20cm, cada qual com a sua respectiva pontuação. Ganha o desafio a equipe com a maior pontuação.

 

ÁREAS DESENVOLVIDAS

Inteligência Artificial

Para ambas as competições, o robô deve ser completamente autônomo, ou seja, deve ser capaz de receber as informações do ambiente, processá-las e posteriormente responder a elas com uma ação predeterminada. Para isso, é preparado, no software LabVIEW, um programa que abrange todos os possíveis estados do robô e suas respectivas ações.

Mecânica

A limitação da construção do robô somente com peças do Kit LEGO oferece à equipe oportunidade para ampliar o processo criativo dos membros. Assim, cada participante tem de juntar somente as peças e sensores disponíveis com a finalidade de montar um robô com as características requeridas pelo programa desenvolvido pela área da inteligência.

DIFERENCIAIS DO NOSSO ROBÔ

Em ambas as competições que o projeto participa, são permitidos robôs construídos somente com peças do Kit LEGO. Assim, cabe à equipe a criatividade para juntar as peças e sensores disponíveis a fim de construir um robô com o tamanho e as características necessárias para concluir o jogo.

Na competição da SEK, o principal diferencial do nosso robô era a empilhadeira utilizada. No desafio, o robô precisava pegar o tubo, carregá-lo e colocá-lo na tubulação, dessa forma, foi proposto pelos próprios membros do projeto uma estrutura que levantasse o tubo e o impedisse de cair durante o trajeto.

Além disso, outro diferencial é o estudo realizado para associar dois bricks (bloco programável EV3 LEGO), com a finalidade de conectar todos os sensores e motores necessários de acordo com a nossa estratégia.

 

CONQUISTAS

5° lugar na LARC (Latin American Robotics Competition) – 2014 

5° lugar na LARC (Latin American Robotics Competition) – 2016

9° lugar na LARC (Latin American Robotics Competition) – 2017

9° lugar na LARC (Latin American Robotics Competition) – 2018

9° lugar na LARC (Latin American Robotics Competition) – 2019

MEMBROS

IASMIN MATHIAS

Representante de Projeto

INTELIGÊNCIA

NICOLLE VITÓRIA

Membro

INTELIGÊNCIA

VINÍCIUS NEVES

Trainee

INTELIGÊNCIA