COMO FUNCIONA?
O Humanoid Robot Racing (HRR) é o mais novo projeto da RoboIME, iniciado em 2019. Constitui de um desafio no qual desenvolvemos um robô humanoide capaz de percorrer o mais rápido possível uma pista de 4m de comprimento. Nesse percurso, existem alguns obstáculos que devem ser superados usando Inteligência Artificial e Visão Computacional.
O principal propósito da competição HRR é motivar pesquisas para desenvolver e melhorar os movimentos de caminhada e corrida, buscando aprimorar o robô para futuras interações humanas.
O grande desafio na construção de um robô bípede em relação a um robô de roda está no controle de estabilidade e de movimento, pois robôs com pernas possuem um grande número de articulações e devem ser capazes de manter o equilíbrio.
ÁREAS DESENVOLVIDAS
Inteligência Artificial
Nosso robô é totalmente autônomo, ou seja, deve ser capaz de tomar decisões sozinho. Além disso, a caminhada do robô é definida através de um algoritmo de aprendizado por reforço.
Eletrônica
O nosso projeto eletrônico é único e inovador. O microprocessador, núcleo de comando do robô, recebe dados dos sensores, interpreta-os e controla os motores, usando para isso uma biblioteca feita pelos alunos.
Mecânica
O robô obedece ao máximo as proporções humanas, sendo projetado em Solid Works e impresso em impressora 3D. Todo o processo é feito pelos alunos.
Visão Computacional
O robô utiliza visão computacional para identificar obstáculos e as bordas do campo a fim de completar a trajetória.
Mecatrônica
A forma de caminhar do robô é determinada por simulações matemáticas, que utilizam a modelagem mecânica do robô em um algoritmo de aprendizado por reforço, baseado no método do pêndulo invertido com ZMP.
DIFERENCIAIS DO NOSSO ROBÔ
O grande diferencial do nosso robô é o fato dele ser todo construído pela equipe, sem o uso de plataformas ou ferramentas prontas. Todas as peças mecânicas, placas eletrônicas e programação são feitas totalmente feitas por alunos de graduação, para os quais este projeto agrega tanto no sentido acadêmico quanto laboratorial.
Outro diferencial é que o nosso robô começou a caminhar com menos de 1 ano de desenvolvimento, o que é um feito muito difícil de se conseguir dado a complexidade do projeto.
Esses fatos nos destacaram entre as demais equipes na LARC, onde competimos com times que usavam plataformas prontas, e mesmo assim obtivemos um resultado notório.
CONQUISTAS
4º lugar na LARC (Latin-American Robotics Competition) – 2019
ORIENTADORES
PAULO ROSA
LUIZ RENAULT
FÁBIO SUIM
LUIS FARIAS
MEMBROS
ANA BUSE
VICE PRESIDENTE
Representante de Projeto
ELETRÔNICA
GABRIEL LIMA
Membro
ELETRÔNICA
MATEUS
Membro
INTELIGÊNCIA
LAURO SCHRAMM
Membro
MECÂNICA
ANDRÉ VIDAL
Trainee
ELETRÔNICA
SEPPE
Trainee
INTELIGÊNCIA
JOÃO MIGUEL
Trainee
INTELIGÊNCIA
CARLOS MAGALHÃES
Trainee
INTELIGÊNCIA
VINÍCIUS BESERRA
Trainee
MECÂNICA
FRANCIELE SEMBAY
Trainee
MECÂNICA